A função dos mobiliários urbanos inteligentes nas Smart Cities
Os mobiliários urbanos, ou seja, objetos e equipamentos instalados em ruas e estradas, se tornaram inteligentes nos últimos anos. Esse tipo de mobiliário é composto por elementos que contam com tecnologia avançada e conectividade, proporcionando uma série de benefícios para as cidades e seus habitantes. Entre os principais benefícios desses mobiliários estão a melhoria da mobilidade urbana, a promoção da segurança pública, o aumento da eficiência energética e a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da cidade.
As cidades inteligentes, ou Smart Cities, adotam mobiliário urbano inteligente como estratégia de conectividade entre as cidades e as pessoas. Por exemplo, elas utilizam luminárias públicas com tecnologia LED, que além de proporcionar uma iluminação mais eficiente, também contam com sensores de movimento e de luminosidade, permitindo um melhor controle da iluminação nas ruas e avenidas. Outro exemplo é a instalação de câmeras de segurança conectadas à internet, que permitem o monitoramento de pontos estratégicos da cidade em tempo real, contribuindo para a prevenção de crimes e o aumento da sensação de segurança entre os habitantes.
Além disso, existem ainda outros tipos de mobiliário urbano inteligente que podem ser instalados em smart cities, como é o caso da ioTree. O mobiliário, em formato de árvore, contém um banco, espaço para carregar celular, internet via Wi Fi, sensores de temperatura, volume de chuvas, entre outros dados. Um dos diferenciais do dispositivo é que ele funciona totalmente ativado por energia solar e sua estrutura possui materiais reciclados. A ioTree também é produzida com material mais durável e resistente, o que ajuda a reduzir os custos de manutenção.