Mobiliários urbanos inteligentes e estratégia ESG para empresas
A tecnologia pode contribuir para a implementação de políticas ESG (ambiental, social e de governança) para empresas de diversos portes. ´Além de práticas corriqueiras, as corporações estão inovando na busca por soluções para a agenda sustentável. O uso de mobiliário urbano inteligente, para esse fim, tem se mostrado uma estratégia eficiente para empresas que buscam atuar de forma mais sustentável e responsável socialmente.
Entre os benefícios do uso de mobiliário urbano inteligente como estratégia ESG, estão a redução do consumo de energia, a melhoria da mobilidade urbana, o aumento da segurança pública e a promoção da inclusão social. Esses benefícios são resultado das funcionalidades avançadas do mobiliário, que pode ser equipado com sensores de movimento, luminosidade, temperatura e até mesmo Wi-Fi gratuito para a população.
A ioTree, a árvore da internet das coisas, atende a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), através do uso de recursos sustentáveis e com funções de impacto social, sendo uma aliada de empresas no atingimento de boas práticas de ESG e contribuindo para a conquista de certificações.
A ioTree utiliza energia limpa e renovável e a sua estrutura possui materiais reciclados, reduzindo o impacto ambiental. A árvore possui sensores que geram dados sobre o tráfego nas ruas e avenidas, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que reduzam o congestionamento e melhorem a fluidez do trânsito. Além disso, o mobiliário pode ser equipado com estações de carregamento para veículos elétricos, o que incentiva a adoção de uma forma de transporte mais limpa e sustentável.
A promoção da inclusão social é outro benefício da ioTree como estratégia ESG. Isso porque esses elementos podem ser utilizados para fornecer acesso gratuito à internet para a população, contribuindo para a inclusão digital e para a redução da exclusão social. Por fim, o uso de mobiliário urbano inteligente contribui para a construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis, que buscam atuar de forma responsável socialmente. Essa é uma demanda cada vez mais presente na sociedade e que pode trazer benefícios para as empresas que atuam de forma alinhada a esses valores.